PORQUE NÓS?
Realizamos parcerias com organizações de diversos segmentos, nas áreas social, ambiental e tecnológica, proporcionando redução de custos operacionais, desonerando atividades meio, ampliando foco em produtividade, capacitando pessoas, certificando processos e orientando o balanço social e ambiental.
Neste último item, compensando emissões evitadas de gases do efeito estufa entre outras atividades ambientais e sociais, equilibrando os ativos e passivos mensurados, em uma operação ganha-ganha, onde todos serão beneficiados, organizações, colaboradores e comunidades.
BENEFÍCIOS E CREDIBILIDADE
O Instituto Socioambiental Planeta Sustentável (ISAPS), como associação provedora de ações sociais e ambientais, têm características comuns aos demais setores por promover direitos coletivos, entretanto, distinguindo-se do governo e do mercado, por obter diversos benefícios fiscais e tributários adicionais, através da captação de recursos de responsabilidade socioambiental, justificando sua credibilidade junto à sociedade.
A ASSOCIAÇÃO
No Instituto Socioambiental Planeta Sustentável (ISAPS), o elemento “pessoal” é predominante e de maior importância, uma vez que é uma organização que define os fins socioambientais a serem alcançados pela entidade e agrega esforços para que tais objetivos sejam atingidos. A entidade é denominada Instituto, justamente por não possuir finalidade lucrativa, constituindo-se predominantemente sob a forma de associação.
Por outro lado, as formas de sociedade civil e comercial (Segundo Setor) não podem ser adotadas como entidades sem fins econômicos, exatamente porque estas pressupõe a busca e repartição de lucro.
IMUNIDADE TRIBUTÁRIA
As organizações sociais, com nossa expertise na área energética, poderão ter benefícios desonerando suas atividades meio, bem como as empresas privadas, que além destes, quando tiverem suas atividades geridas pelo Instituto Socioambiental Planeta Sustentável (ISAPS) na área socioambiental, gozarão ainda de benefícios tributários e fiscais.
O ISAPS, em razão de ser beneficiado pelo artigo 150 da Constituição Federal e artigo14 do Código Tributário Nacional, que vedam a União, Estados e Municípios de instituírem impostos sobre o patrimônio, renda ou serviços de instituições sem fins econômicos, poderá assumir, sazonalmente, serviços temporários de seus parceiros, minimizando seus custos em diversas áreas de nossa atuação, com projetos pontuais.
RENÚNCIA FISCAL
Por ser uma instituição constituída nos termos já mencionados, o ISAPS pode oferecer aos seus tomadores de serviços a renúncia fiscal através de um documento que permite a dedução dos valores gastos, como doação, até o limite de 2% do seu faturamento bruto, tornando-se uma facilitadora no ambiente, oferecendo um grande diferencial a seus parceiros e fornecedores.
INVESTIMENTO SOCIAL PRIVADO
É o uso planejado, monitorado e voluntário de recursos privados, provenientes de pessoas físicas ou jurídicas, em projetos de interesse público.
Incluem-se no universo do investimento social privado as ações sociais e ambientais protagonizadas por indivíduos, famílias, empresas e braços sociais de empresas.
Diferentemente do conceito de caridade, que vem saturado com a noção de assistencialismo, os investidores sociais e ambientais privados estão preocupados com os resultados obtidos, as transformações geradas e a cumplicidade da comunidade para o desenvolvimento da ação e também com o planejamento, monitoramento e avaliação dos projetos e ações que são intrínsecas ao conceito de investimento socioambiental privado e um dos elementos fundamentais na diferenciação entre essa prática e a filantropia tradicional.
BALANÇO SOCIAL E AMBIENTAL
A responsabilidade social e ambiental deve ser uma nova cultura de gestão empresarial em virtude dos desafios que envolvem o desenvolvimento sustentável.
Em função da recente ISO 26.000 que define os padrões mundiais para a implementação de normas e diretrizes direcionadas à responsabilidade socioambiental das organizações, criou-se a necessidade das empresas apresentarem balanço social e ambiental.
Vários itens que compõem esse documento podem ser preenchidos pelo ISAPS, ou seja, as empresas que optarem por soluções em conformidade com suas demandas desta natureza, acabam se beneficiando com ativos a seu favor no balanço social e ambiental.
Isto torna a instituição mais agregadora, oferecendo a seus parceiros um grande diferencial competitivo, com a imagem da marca relacionada à sustentabilidade.
MARKETING SOCIOMBIENTAL
Em um mundo no qual as pessoas estão cada vez mais preocupadas com os problemas de natureza social e ambiental, esta ferramenta torna-se um diferencial para a empresa que o pratica, proporcionando benefícios para a sociedade, como também colabora para que a imagem corporativa de uma organização seja melhor vista e interpretada por seu público alvo, colaboradores, fornecedores e mídia.
As mesmas técnicas utilizadas para comercializar produtos e serviços podem ser empregadas para difundir ideias, mudando comportamentos e atitudes, criando assim, um diferencial perante a sociedade.
A função dessa vertente do marketing é promover valores sociais e ambientais, ou seja, ações que visam solucionar ou pelo menos amenizar os problemas com os quais a sociedade convive e se antecipar aos que virão.